live education

um blog sobre educação e formação

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

indicadores de qualidade (2ª parte)

em educação devemos primar pela qualidade!

construir de um site educativo não pode fugir a esta premissa, mas para isso temos de identificar os indicadores de qualidade.

as tecnologias educativas permitem que o processo de ensino/aprendizagem se torne mais motivador e estimulante, para isso temos de explorar todas as suas potencialidades numa vertente construtiva. as ferramentas de colaboração online que surgem nesse âmbito são por exemplo: o blog e o wiki.

a evolução da web permite a chegada de um software para além fronteira (web 2.0) e que começa a colocar em causa a tecnologia tradicional, deixamos de ter de instalar os nossos programas e passamos a ter acesso aos mesmos à distancia de um clique.
é a democratização do software e, em especial, das ferramentas colaborativas online.


os conteúdos de um site educativo deverão estar adequados a sua população alvo e promover o gosto pela aprendizagem através critérios de qualidade.

a professora Ana Amélia Carvalho (2006) propõe nove dimensões que integram os indicadores de qualidade de um site educativo, nomeadamente: identidade, usabilidade, rapidez de acesso, níveis de interactividade, informação, actividades, edição colaborativa, espaço de partilha e comunicação

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial