Indicadores de qualidade de sites educativos (1ª parte)
A construção dos sites tem evoluído ao longo dos tempos. Podemos identificar 4 fases:
Informação corrida (o lençol)
Multimédia (no seu pior)
Design gráfico e interactividade
Edição colaborativa online
A primeira fase corresponde ao aparecimento das primeiras páginas web e é designada por informação corrida. O texto é geralmente muito longo, ocupa todo o ecrã, o espaçamento entre linhas e parágrafos é simples e a fonte é Times 12.
Nesta fase ainda não se tira partido das funcionalidades do hipertexto, usam-se poucas imagens e hiperligações. Existe grande dificuldade de orientação no site pois o utilizador não consegue saber onde está nem como vai para determinado local.
O cibernauta faz geralmente, no ecrã, uma leitura mais lenta, contudo, pretende encontrar rapidamente a informação que necessita. Nielsen (2000) recomenda que o texto na web deve:
ser sucinto (50% do texto para uma publicação no papel);
usar parágrafos curtos, subtítulos e listas;
dividir a informação por algumas páginas.
A segunda fase é caracterizada pela utilização excessiva de “gifs” animados, da música de fundo e das cores. Este efeito decorativo, desequilibrado do ponto de vista sonoro e visual, dificultava a concentração no conteúdo. Começa-se a valorizar a comunicação. Os editores passam a disponibilizar o nome, o seu contacto electrónico e a criarem fóruns temáticos.
Na terceira fase a simplicidade e sobriedade impõem-se. As animações são utilizadas com pertinência. Os títulos e subtítulos são destacados, os parágrafos curtos, o espaçamento entre linhas é de 1,5 e entre parágrafos superior ao das linhas. O texto está alinhado à esquerda, o tipo de letra sem serifa, e a mancha gráfica passou a não exceder 80% do ecrã.
De uma forma geral, verifica-se o cumprimento dos tópicos que compõem o acrónimo "HOME RUN" criado por Nielsen (2000: 380):
High quality content, -
Often updated,
Minimal download time,
Ease of use,
Relevant to users' needs,
Unique to the online medium, and
Net-centric corporate culture."
As ferramentas de comunicação diversificam-se e intensificam-se, o utilizador é convidado a interagir (activar animações, preencher e enviar formulários, a participar em fóruns, a utilizar o chat e o correio electrónico) e a editar online levando ao aparecimento de comunidades de aprendizagem.
Na quarta fase os formatos dos conteúdos diversificam-se. O podcast começa a impor-se como conteúdo de áudio ou vídeo.
A informação é organizada de acordo com o público-alvo e as suas necessidades. Os sites educativos não fogem a esta regra criando-se informação específica para a comunidade escolar.
O aparecimento do blogues e das ferramentas wiki simplificam a edição online devido à facilidade de utilização. A grande vantagem destas ferramentas é estarem sempre disponíveis online, assim a aprendizagem torna-se possível em qualquer lugar e em qualquer hora.
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