live education

um blog sobre educação e formação

domingo, 12 de novembro de 2006

o blogue chegou às empresa


A revolução tecnológica que estamos a atravessar tem diversas implicações sociais e individuais. A necessidade de acompanhar este choque tecnológico é uma dificuldade que se coloca também ao nível dos negócios.

Se por um lado ninguém quer ficar de fora, por outro nem todos terão essa possibilidade. Enquanto umas empresas atravessam uma enorme crise financeira, e não vêm a oportunidade que pode significar o blogue corporativo, outras são cada ver mais assertivas e aproveitam as tendências do momento.

A chegada dos blogues às empresas tem gerado comunidades de aprendizagem. Mas como é que os blogues corporativos poderão ajudar a melhorar a produtividade das empresas?

Os blogues são uma forma muito útil para relacionar conhecimentos e experiências, não só no âmbito empresarial mas fundamentalmente no humano que é o prioritário. A possibilidade e a rapidez de interacção globalizou-se, o relacionamento entre os diversos públicos, presentes no blogue, torna-se mais íntimo. O blogue estimula a participação das pessoas, dá voz aos clientes, funcionários e empresários, é algo relevante para os saltos de produtividade, qualidade de vida e relação no trabalho.

Apesar das vantagens da sua utilização, para muitas pessoas esta mudança torna-se fonte de angústia. O mundo dos blogues está a mudar as regras de jogo rapidamente e isso causa algum desconforto às pessoas.

Muitos funcionários ou colaboradores têm medo de escrever num blogue pois estão habituados às ferramentas tradicionais mais rígidas.

“Não tenho tempo, não só de escrever como de comentar os restantes blogues.”

Quando alguém diz que não tem tempo, isto significa que a prioridade está nas tarefas tradicionais, crêem que o trabalho na rede não faz parte das prioridades.

Existe grande resistência à mudança, é necessário uma grande quantidade de energia para mudar as práticas tradicionais. Sob o ponto de vista dos recursos humanos é muito importante ter pessoas que sejam motores de mudança nas organizações.

A intenção de construir um blogue não é tarefa fácil, esta ideia poderá não surgir directamente dos directores empresariais, por isso é necessário que a chegue ao topo da hierarquia e que convença os responsáveis da empresa da sua utilidade. Um dos problemas que logo surgirá será acerca da utilização do blogue na empresa.

Como é que os funcionários vão utiliza-lo, vão passar o dia a “blogar”?

Quem é que vai realizar as tarefas tradicionais?

Teremos tempo para realizar ambas as tarefas?

É mais fácil de romper com a tradição se as pessoas já conhecem outras empresas que têm êxito num projecto semelhante. A abordagem não deve ser precipitada, deve escolher as pessoas certas para colaborar no projecto. Não force a mudança, deixe que sejam as próprias pessoas a “vestir a camisola” da empresa. Que sejam os outros a perceber a sua utilidade. Seja um bom condutor de projectos, seja um bom relações públicas.

O projecto de implementação deverá esclarecer acerca das normas de utilização do blogue. Essas normas não só deverão indicar o tempo dedicado, como as regras básicas de interacção editor/receptor. Poderá pedir ajuda a um profissional experiente ou começar por procurar na sua empresa algum funcionário que tenha, por exemplo, um blogue pessoal. Contudo deverá rodear-se sempre de profissionais especializados do marketing ou da gestão, partilhe com eles as suas ideias e explique-lhes os benefícios.

Antes de procurar as desvantagens devemos tentar identificar as vantagens, explora-las e perceber da importância da sua utilidade para a sua empresa.

Dar maior visibilidade às empresas, é sem dúvida, outra das vantagens da utilização de um blogue. Cada vez mais as pessoas se familiarizam coma Internet e com as suas potencialidades. O mercado torna-se global e a competitividade exige que as empresas se tornam mais visíveis, quer junto dos clientes existentes quer para fidelizar novos clientes. O moderador tem de “escutar” as dificuldades e as opiniões dos visitantes de forma a promover a interacção, eles gostam de saber como trabalha, em que projectos participa e a que eventos se associa.

Para finalizar queremos reforçar a importância dos blogues no mundo dos negócios, a sua expansão tem sido exponencial, gerou-se uma moda, mas as empresas devem aproveitar esta onda de benefícios. Eles promovem a sua empresa e melhoram o seu relacionamento com os clientes e colaboradores.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial