live education

um blog sobre educação e formação

sábado, 23 de dezembro de 2006

Desktop ou Webktop

O termo Web 2.0 foi lançado como uma fórmula de marketing numa série de conferências em Outubro de 2004. Não existia uma definição precisa deste termo. Os seus criadores entendiam que a Web estava a entrar numa nova etapa da sua existência com o surgimento de serviços novos e inovadores e que o velho termo (Web 1.0) estava fora de moda.


Segundo a Wikipédia o termo Web 2.0 refere-se à segunda geração de serviços e aplicativos da Web e aos recursos, tecnologias e conceitos que permitem um maior grau de interactividade e colaboração na utilização da Internet. As aplicações desta geração disponibilizam interfaces tão dinâmicas quanto as existentes nas tradicionais aplicações desenvolvidas para desktops.


A vulgarização da banda larga e o aparecimento de inúmeras aplicações AJAX têm contribuído para que o utilizador começa a acreditar na Web 2.0 e a substituir, sem dar por isso, a sua forma de estar. Quantos de nós já preferimos o Gmail ao Outlook?


Estamos a assistir a uma mudança gradual, mas sustentada. Em breve, os nossos computadores passarão a possuir apenas o sistema operativo e um browser, as aplicações, baseadas na tecnologia AJAX, já não estarão do lado do utilizador, mas do lado do servidor, serão carregadas a partir da rede.


Segundo Paulo Trezentos da revista bits&bytes, o termo Desktop poderá vir a ser substituído por Webktop. Para este especialista, “Webktop é um computador em que as aplicações não estão armazenadas localmente mas são executadas via web”. De acordo com o mesmo autor “as vantagens do webktop são inúmeras: custo mais baixo de manutenção, ciclo de novas versões mais rápido, possibilidades de trabalho colaborativo, documentos centrados e armazenados de forma segura, mudança de paradigma de “compra de software” para “subscrição de serviço”, menor necessidade de hardware potente porque parte das aplicações corre no servidor”.


Apesar de ser um adepto destas novas tecnologias acho que elas ainda estão numa fase embrionária. Basta comparar por exemplo a aplicação Writely com a Microsoft Word, rapidamente me lembro do meu velhinho macintosh de há 12 anos atrás.


O avanço das aplicações desktop, a confidencialidade e a segurança dos dados parecem ser as três maiores desvantagens da web 2.0 em relação às aplicações tradicionais. Contudo é, sem dúvida, muito atractivo ter uma aplicação que funciona em qualquer plataforma (Windows, Linux ou Mac), em qualquer lugar e que não necessita de ser instalada. Os grandes beneficiados são os utilizadores por isso devemos testar, familiarizar e incentivar o uso destas novas tecnologias de forma a preparar esta mudança.


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0

Revista bits&bytes de 15 de Dezembro de 2006

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial